Resumo: Uma mãe compra uma inocente boneca da Xuxa, e da para sua filha. Mas mal sabia ela, que aquele brinquedo, seria possuído pelo demônio e se transformando em um monstro, matando a pobre criança.
Ficha técnica
Tipo: Lenda urbana
Descritores: Objeto amaldiçoado; pacto com o diabo; boneco/a demoníaco
Nome: Lenda da boneca Xuxa; Boneca Xuxa possuída; Boneca Xuxa amaldiçoada
Local: Sorocaba
Período: década de 80; década de 90
Pessoas relacionadas: Xuxa; monsenhor Mauro Vallini
Entidades relacionadas: Brinquedos Mimo (empresa); Museu Diocesano de Arte Sacra; Diário de Sorocaba
Imagem retirada da edição 08941 do Jornal Correio Braziliense de 1987 |
Além do boneco Fofão, a década de 80 e 90, possui, uma outra lenda urbana de um brinquedo amaldiçoado, que no caso é a boneca da Xuxa, fabricada pela empresa de Brinquedos Mimo. Fazendo algumas buscas na internet, é possível diversas postagens e artigos falando sobre esta lenda, mas em geral são informações muito imprecisas, como se fosse a própria lenda sendo contada.
Entretanto existe uma postagem do arquivo geral do Jornal Cruzeiro do Sul, falando de forma mais rica, sobre este lenda urbana. Segundo esta fonte, a lenda da boneca da Xuxa, esta relacionada a um brinquedo que foi possuído pelo diabo. Inicialmente este boato teria nascido na região de Sorocaba, no final dos anos 80, mas logo se espalhou por todo o Brasil, assustando milhares de brasileiros(as) que eram fãs da cantora e apresentadora.
A postagem ainda trás uma reportagem, na integra, do ano de 1989, do jornal Diário de Sorocaba, que fala sobre o assunto. Já no título e subtítulo, desta notícia, somos apresentam as seguintes afirmações. “Boato macabro da boneca da Xuxa toma conta da cidade – estória absurda diz que brinquedo matou uma criança de dois anos de idade”.
Segundo o que se conta nesta noticia de 1989, ao serem questionados, os curiosos que foram até a Catedral Metropolitana de Sorocaba, descreveram, ao menos, duas versões da história da boneca da Xuxa endemoniada.
A primeira destas versões, apontava que que uma menina de dois anos menina que era acostumada a dormir com sua boneca da Xuxa, durante uma noite de outubro daquele ano (1989), foi atacada por um demônio se apoderou do brinquedo, que segundo o que se conta fez “a boneca crescer repentinamente e se transformar num pequeno monstrinho, sufocando a menina até matá-la, com suas unhas que cresceram e se assemelhavam a garra de animais ferozes.”.
Já a outra versão, também divulgada pela reportagem, relata que uma menina, de dois anos, insistiu para sua mãe comprar uma boneca da Xuxa, no dia das crianças. Sua mãe irritada gritou, “só se o diabo mandar o dinheiro”. No dia seguinte, de forma misteriosa, o dinheiro apareceu e a mãe, não teve escolha, comprou o que a filha havia pedido.
Quando a menina viu a boneca, deu um grande abraço no brinquedo, e foi neste momento que o objeto, segundo o que se conta, “se transformou no demônio, assumindo feições horríveis e sufocando a menina com suas garras.”
Em alguns lugares, como o Site de curiosidades, existe a suposta afirmação que segundo a lenda, a boneca da Xuxa, ganhava vida de madrugada, pegava uma faca para matar a criança que era dona dela.
Além destes boatos, um fato que gerou muita complicação na época, foi que todas as duas versões, supostamente a mãe da criança, vítima do ataque do brinquedo, entregou a boneca possuída para o monsenhor Mauro Vallini, sendo que este ordenou que guardasse o objeto amaldiçoado nas dependências do Museu Diocesano de Arte Sacra.
Isto provocou uma peregrinação por parte dos curiosos, gerando muita confusão. E para piorar a situação, surgiram algumas crianças, segundo a reportagem, que afirmavam terem visto em outubro daquele ano, durante uma visita de escola no Museu Diocesano de Arte Sacra, uma boneca da Xuxa toda desfigurada.
A verdade
Na própria reportagem do diário de Sorocaba, é enfatizado constantemente o caráter fantasioso, do que eles chama de boato. Além disso é afirmado que não se sabe de onde nasceu esta história, nem em que bairro ou local que teria ocorrido o evento. Também não foi localizado ninguém da família, que supostamente teria protagonizado toda a situação. Gerando desta forma falta de provas para qualquer afirmação que possa existir
Além disso, na própria reportagem do jornal Diário de Sorocaba, é afirmado, que as crianças que mencionaram que viram uma boneca da Xuxa deformada no Museu Diocesano de Arte Sacra. “ ou estão mentindo, para dar maior sensacionalismo ao macabro boato ou foram traídas pela falta de conhecimento artístico.”
O jornal menciona por fim, que estes boatos podem ser apenas tentativas de atingir a Xuxa e seus produtos, já que em outros lugares outras histórias, de caráter negativo, estão aparecendo sobre os produtos da Xuxa.
Segundo uma postagem, do site jornal Cruzeiro do Sul, é mencionado que uma possível influência para esta lenda urbana, seria o filme do Chucky – o brinquedo assassino, que foi lançado um ano antes da lenda da boneca Xuxa aparecerem Sorocaba.
Equipe Online. Há 25 anos, boneca que teria sido possuída pelo demônio causava comoção em Sorocaba. Jornal Cruzeiro do Sul. Sorocaba, 9 set. 2014. Disponível em: <https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/579832/ha-25-anos-boneca-que-teria-sido-possuida-pelo-demonio-causava-comocao-em-sorocaba> Acesso em: 18 abr 2020
Lendas Urbanas – Boneca Assassina da Xuxa. Site de curiosidades, 6 ago. 2009. Disponível em: <https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/lenda-urbana-boneca-assassina-da-xuxa.html> Acesso em: 18 abr. 2020
Sem título. Cruzeiro do Sul - Arquivo geral. Sorocaba, 30 out. 2011. Disponível em: <https://arquivocruzeiro.tumblr.com/post/34673824134/se-voc%C3%AA-foi-crian%C3%A7a-na-d%C3%A9cada-de-1990-deve-se> Acesso em: 18 abr. 2020
Comentários
Postar um comentário