Está circulando pelo Whatsapp, segundo alguns sites de notícia do estado do Mato Grosso do Sul, uma imagem que mostraria a suposta aparição de uma “Noiva Fantasma”. Vale destacar, que segundo algumas fontes, como a Rádio Caçula, a história deste espírito também conhecido como a “Noiva da Mata”, seria bem conhecida pela população da região, havendo até mesmo um local, nas proximidades, apelidado de a “mata da noiva”.
Mas o caso em questão, segundo a reportagem da rádio Caçula e MidiaMax, aconteceu na madrugada do dia 8 de janeiro de 2021, quando alguns trabalhadores do ramo da celulose, tiraram algumas fotos no local que seria a região do Rio Verde, mais especificamente na Fazenda Millenium, próximo do município de Três Lagoas (MS).
Mas a suposta aparição somente teria sido percebida quando o homem que tirou as fotos, cujo nome não é mencionado em nenhuma das fontes, surpreendeu-se ao conferir as imagens em sua casa. Em duas das fotos, seria possível identificar a presença de uma mulher usando um vestido longo e branco ao fundo.
Vale destacar, que segundo a Rádio Caçula, junto com a imagem que está circulando pelo Whatsapp, existe a seguinte frase: “Em tempos de pandemia, até a noiva fantasma, aparece usando máscara”, dando um certo ar de ironia para a aparição.
Olhando mais atentamente a imagem, que não possui uma grande qualidade, notamos que o efeito da luz, ao iluminar a noiva, é diferente dos dois homens presentes na cena. Já que para o fantasma, o reflexo é da direita e para os dois homens é da esquerda. Vale também destacar, que ela se encontra ao lado esquerdo da máquina que ilumina todo o ambiente, deixando o efeito ainda mais estranho. Sendo assim, podemos compreender pelos indícios que há uma provável montagem, tanto por meio de fotoshop, quanto por aplicativos de adesivos de fantasmas, que são fáceis de se encontrar.
Além disso, por mais que seja dito que a imagem esteja circulando nos grupos de Whatsapp, em nenhuma das fontes é mencionado qual o nome deste grupo ou como esta foto é divulgada nesta rede social, seja por meio de um print de tela ou algo parecido. Sendo assim, pode-se dizer, que até o momento, a notícia mais antiga sobre o fato é a reportagem da Rádio Caçula, datada do dia 9 deste mês.
Imagem 1 – A noiva fantasma
Fonte: Retirada do site Rádio Caçula, 2021
Por fim, durante o processo de busca e escrita desta notícia, foi possível perceber que entre o dia 11 de janeiro até o dia 12, a quantidade de reportagens sobre o assunto aumentou exponencialmente, sendo que em geral, estas novas notícias não trazem nada de novo, repetindo informações já apresentadas anteriormente ou inserindo dados que não são relevantes. Além de todas estas reportagens na web, a história da noiva fantasma, brilhou até mesmo em um canal de televisão, que aliás, já postou um vídeo no Youtube sobre o fato. Desta forma, talvez o maior perigo, não seja a pobre noiva, mas sim a propagação de uma notícia, de caráter duvidoso e claramente sensacionalista.
Referências:
BORGES, G. Parece filme terror, mas não é suposta "noiva fantasma" aparece em fotos feitas por trabalhadores em Três Lagoas. Rádio Caçula, 9 jan. 2021. Disponível em|: https://www.radiocacula.com.br/fotos-antigas/historicas/parece-filme-terror-mas-nao-e-suposta-noiva-fantasma-aparece-em-fotos-feitas-por-trabalhadores-em-tres- Acesso em: 11 jan. 2021
NEVES, G. Trabalhadores de MS fotografam ‘noiva fantasma’ durante trabalho em fazenda. MidiaMax, 10 jan. 2021. Disponível em: https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2021/trabalhadores-de-ms-fotografam-noiva-fantasma-durante-trabalho-em-fazenda Acesso em: 11 jan. 2021
Comentários
Postar um comentário